sábado, 18 de dezembro de 2010

La felicità è un gelato

Pra refrescar um pouco esses dias ensolarados no RJ, mais uma dica de um sorvete que eu gostei muito.
Ele vende nos supermercados Zona Sul, mas deve ter em outros lugares também!
São tantos sabores que fica a duvida de qual comprar, por isso vou deixar essa função pra vocês....alguém já provou esse???

Repare que até a embalagem é uma graça!

Dilleto - Gelato Italiano
http://www.gelatodiletto.com.br/

Foto: Reprodução

quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

Carménère Echeverria (meu vinho)

Sei que está calor demais para beber vinho, mas quero deixar essa dica!

Carménère Echeverria
Na região do Maule, no Valle Central, está a vinícola de origem Basca Echeverria. È regra na empresa produzir vinhos maduros, frutados e prontos para beber, as que evoluem bem na garrafa por alguns anos. A uva Carménère, bem adaptada à região é marca registrada do Chile, único pais que a produz em larga escala. Seu aroma típico de frutas maduras permite que seja facilmente identificada por provadores ainda que com pouca experiência.

segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Antepasto de pimentão

Gente, antes de tudo peço desculpas pela falta de receitas esses dias, mas fim de ano com trabalho em comércio fico mega enrolada. No pouco tempo livre, ainda tenho que adiantar as coisas de natal e acabo entrando pouco na cozinha.
Como eu vou ter varias confraternizações de natal com amigas e a gente sempre leva um "petisco" eu resolvi preparar algo que eu possa congelar, assim no dia do encontro é só levar, pois já esta pronto!

Esse antepasto de pimentão é uma delicia. Como leva muitos ingredientes, dá um pouquinho de trabalho pra fazer, e eu fiz logo uma quantidade bemmm grande. Sempre que rola também uma reunião de ultima hora e não da tempo de preparar nada, pra não comprar salgadinhos na rua eu levo esse quebra- galho

Obs: essa medida eu fiz para uma quantidade grande, más é só diminuir, e a quantidade de temperos vai pelo gosto de cada pessoa, eu vou aumentando ou diminuindo conforme vou provando.

Ingredientes:
- Pimentão vermelho e amarelo (eu usei 3 de cada já que fiz em quantidade)
- 1 cebola
- alho picado
- Azeitonas
- 5 col de sopa de pimenta biquinho (aquela que não arde)
- Orégano
- Pimenta calabresa
- 150gr de passas sem caroço
- 1 vidro de molho agridoce pronto
- Curry (opcional)
- Páprica picante

- Azeite



Modo de preparo:

Pegue os pimentões (amarelo e vermelho) cortados em tiras pequenas e a cebola cortada no comprimento e no meio e reserve num recipiente.
Na panela, coloque um pouco de alho picado (1 col de sobremesa) com azeite para refogar um pouco.
Coloque a mistura dos pimentões com a cebola e mexa um pouco, depois vá acrescentando os outros ingredientes um de casa vez ( de acordo com o gosto e a quantidade dos pimentões, ex : 1 col de sobremesa dos temperos para 3 pimentões vermelhos + 3 pimentões amarelos)
Depois de colocar o molho agridoce pode colocar um pouco de água (metade do vidro do molho)

Colocar o azeite em cima de toda a mistura com o fogo médio e deixar por +/- 15 minutos.


Depois desses 15 minutos, deligar o forno e deixar esfriar. Coloque o antepasto em potes de vidro para congelar.
Depois é so servir com torradas!!!

sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

Queijo brie com damasco

Vai receber os amigos em casa e quer servir algo pratico sem ser as pastinhas básicas que vendem no supermercado? Que tal servir torradinhas com queijo brie e geléia de damasco???


Ingredientes:
- Queijo brie (você pode substituir pelo queijo tipo brie que é mais barato)
- Geléia de damasco
- Torradas



Corte o queijo em pedaços e coloque em um recipiente que possa levar ao microondas (eu usei um pouco menos da metade do queijo, ja que era só pra mim . Depois coloque um pouco de geléia sobre o queijo, a quantidade também pode variar, desde que seja levemente proporcional á quantidade de queijo.
Leve ao microondas por uns 30segundos (se for uma quantidade maior talvez o tempo também aumente)
Agora é so servir com torradas! 



quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

Frozen Yogurt

Sei que eu comentei a respeito dessa modinha com temakerias, yogurterias, kebaberias etc, mas eu cai no vicio.
Provei o yogurte natural com morango, kiwii e castranha e amei! o yogurte de chá verde eu achei um pouco enjoativo
Acho que super combina com o verão, alem de ser light (a não ser que você faça igual minha amiga vivi que enche de chocolates, M&M´s, etc)

Esses dias eu sai do trabalho e na correria pra ir até a praça onze organizar um novo projeto, eu não tive tempo de comer, então apelei pro yogurte pra dar aquela segurada, quando sai de la com a Nat Rosa, ela que ficou com vontade de provar o yogurte e eu resolvi provar esse tal de smoothie de amora. AMEI

terça-feira, 7 de dezembro de 2010

Biscoitos amanteigados

Essa receita é da minha tia, a gente fazia esses biscoitos quando eu era criança na casa dela!
Com essa brincadeira de cozinhar, liguei pra ela e perguntei como fazia, já que eu não lembrava mais (acho que a ultima vez que nós fizemos eu tinha uns 11 anos)
Receita mais do que simples anotada e mãos a obra

Ingredientes:
- 1 xícara de farinha de trigo
- 1 col. de sopa de maizena
- 1 col. de sopa de açucar
- 1 pitadada de fermento
- 60g de margarina (ou 2/3 de um tablete)
- 1 pitada de essência de baunilha (opcional, já que a gente nunca usou e eu resolvi testar hoje)

Coloque em um recipiente a farinha de trigo, maizena, açucar e o fermento e misture
  

Depois de misturar, faça um "buraco" no meio e coloque a margarina. (eu primeiro coloquei metade do tablete que dá 40g, amassei e como vi que precisei de mais coloquei metade do que sobrou que dá 20g)


misture tudo usando as 2 mãos ( na foto só usei uma porque eu também estava batendo as fotos). Quando chegar no ponto de uma massa uniforme é porque esta pronto pra fazer as forminhas

Se quiser adicionar uma pitada de baunilha, faça isso agora

Agora so fazer as formas que cv desejar! eu smepre fiz bolinhas ou enroladinhos, hoje resolvi inventar arte e tentei esses corações, caveiras, smiles e ate um dado surgiu! essa massa não é a melhor pra inventar formas inusitadas mas vale a tentativa.  Agora coloque no forno que já foi pré aquecido em +/- 180º e deixe por uns 10 minutos! Se vc passar uma espatula e já estiver solto da assadeira é porque esta pronto


Depois só colocar num prato ou bandeija. Se quiser coloque um pouco de canela em pó e açúcar num pratinho, misture e despeje em cima só pra dar um gostinho à mais.


domingo, 5 de dezembro de 2010

Kit de temperos

Essa semana eu estava passeando pelos blogs de gastronomia que eu adoro e acompanho diariamente.Entrei no blog  cafezinho das 5 e descobri esse maravilhoso kit de temperos.

Ele é super útil pra quem gosta de cozinhar na casa de amigos, ou até mesmo pra levar em uma viagem.
Não preciso nem dizer que me apaixonei pelo mini tabasco né!!! Esse kit é da Amazon.







E como eu já gosto de um tempero, entrei no site da Amazon pra ver outros kits e achei essa perfeição com varios tabascos!!!
Se alguem quiser me dar de natal, não vou achar ruim não ;)


sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

Pizza de alface americana

Quer uma opção de pizza um pouco mais light?? Só não é 100% light porque leva queijo muzzarela.

Ingredientes:

- Alface americana
- Queijo muzzarela
- Pimenta do reino em pó
- Azeite
- Orégano
- Salsa
- Tomate (cortado em rodelas)



Pegue a alface americana e corte ao meio, depois pegue essa metade e corte ao meio novamente, formando assim 4 rodelas de alface. Enquanto você monta a pizza deixe o forno aquecendo na temperatura máxima.



Coloque as rodelas de alface lavadas (aconselho lava-las quando estiver cortada ao meio senão elas correm o risco de desmanchar) em uma travessa que possa ir ao forno.
Passe bastante azeite no alface e coloque as rodelas de tomate em primeiro lugar, em seguida começe a temperar com orégano, (se quiser também pode acrescentar um pouquinho de sal) eepimenta do reino em pó.


Agora chegou a hora do queijo. Coloque a muzzarela em cima de tudo isso (eu coloquei 2 fatias em casa pizza) e depois um pouco de salsa.



Leve ao forno que ja deve estar quente. Não deve ficar muito tempo no forno senao a alface fica ruim, deixe apenas o tempo necessario para que o queijo derreta ( isso deve levar no maximo uns 2 minutos)
Agora é só servir

quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Carpaccio de salmão

Ontem cheguei em casa do trabalho e a primeira coisa que pensei foi: "preciso estrear meu prato novo".
Como eu queria comer uma coisa rapida e leve, abri o freezer e fui a caça de algo semi pronto, e uma linda caixa de carpaccio de salmão sorriu para mim! Eu havia comprado justamente para momentos como esse, e deu certo.
Todo mundo sabe que carpaccio é a comida mais fácil de ser montada, basta coloca-lo em um prato, esperar descongelar e colocar os ingredientes à gosto. E como cada um prepara como gosta, eu vou mostrar como fiz o meu.

A primeira coisa que eu faço é derramar bastante azeite (entenda que derramar bastante é diferente de encharcar, tá?)
Depois da clássica mostarda, bastante alcaparras (pra mim, carpaccio sem alcaparra não tem graça), queijo ralado, e ao invéz de expremer um pouco de limão eu prefiro colocar raspas da casca, fica uma delicia.

Como também adoro uma pimentinha eu coloquei pimenta do reino. Uma vez também derramei umas gotinhas de uma pimenta da paraiba, ficou bem forte mas eu adoro.
Pra acompanhar, torradinhas. Eu optei por 2 fatias de pão light torrado e com bastante azeite



.